quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Futebol: Para ser Grande

Olá fãs de esporte e fanáticos por futebol. é com muita felicidade que começo hoje a escrever para o ESPORTE MANIA. Sem mais delongas, deixa a bola rolar!

O futebol é um esporte que mexe muito com o imaginário popular, que cria identidade e é considerado uma das paixões nacionais. Nem todas as regões do país têm grandes times disputando os principais campeonatos, mas isso não quer dizer que não têm grandes torcidas apaixonadas torcendo muito para que seus times de menos expressão figurem entre os grandes.

Longe dos patrocinadores e das cotas de televisão, a série D do campeonato Brasileiro vai chegando à sua fase final essa semana e foi disputada por 40 desses times que sonhavam por um espaço melhor no cenário esportivo do país. Depois de cinco meses de torneio, o Santa Cruz, de Recife, e o Tupi, de Juiz de Fora, decidem para ver quem será o campeão nacional entre os pequenos que querem ser grandes.

O Santa Cruz foi o time mais conhecido que brigava por uma vaga na série C do ano que vêm. O time Pernambucano, que já figurou na primeira divisão, teve a maior média de público dentre as torcidas de todos os times do país, mostrando que mesmo na quarta divisão o time não estava abandonado. O Tupi, da minha cidade mineira, brigava pelo terceiro ano seguido para subir, e conseguir chegar à sua primeira disputa do título nacional no ano que antecede seu centenário. Junto a eles, Oeste de São Paulo e o Cuiabá também garantiram a vaga na terceirona de 2012.


A primeira partida da grande final aconteceu no fim de semana passado, em Juiz de Fora, e contou com uma primeira vitória do Tupi. Os 15.000 torcedores que estavam presentes no Estádio Mário Helênio, presenciaram um jogo muito disputado, que foi decidido por Ademílson, ex Botafogo e Fluminense, artilheiro do Tupi nesse nacional.

Depois de um começo muito equilibrado, Adeshow, como gritava a galera das arquibancadas, abriu o placar para o Tupi em lance de um típico centroavante. Recebeu bom passe do lateral Marquinhos e de cara com o goleiro Tiago Cardoso anotou. O Santa voltou melhor na segunda etapa, mas não conseguiu o gol de empate, depois de muito testar o goleiro Rodrigo. o 1x0 ficou no placar até o árbitro Paulo Cezar de Oliveira apitar o final do jogo.

Para a partida da volta, a expectativa é de mais de 60.000 torcedores no estádio Arruda. A vantagem maior é do Tupi, que joga pelo empate. Mas se o equilíbrio for a palavra chave da partida, assim como foi aqui em Juiz de Fora, nada pode se falar sobre quem será o grande campeão. Santa Cruz e Tupi jogam no domingo, e decidem que será o maior entre os menores de 2011! Estaremos acompanhando.

Gustavo Fonseca

12 comentários:

  1. Fera joooovem !!! Parabens ai mlk.

    ResponderExcluir
  2. Santa = futebol mais lindo do Brasil !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bom o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Série D se resume a Santa Cruz ! é brincadeira a quantidade de campos e jogos ruins ...

    ResponderExcluir
  5. INFERNO CORAL !
    Pra depenar o Galo

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha é ver 2 times que chegam realmente com chances iguais de titulo
    Santa é grande, mas o Tupi nao e besta !

    ResponderExcluir
  7. Como estão as equipes para a final, Gustavo?
    Favorito é realmente o Santa?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, grande Gustavo.
    Muito legal ter uma abordagem maior de uma competição sem muita visibilidade.
    Que seja uma grande final no Arruda. Futebol brasileiro merece jogos entre torcidas tão apaixonadas em qualquer divisão que seja.
    Boa sorte e longo futuro!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom por dois motivos:
    1) estreia do senhor Gustavo; 2) ver algo sobre o Tupi, que é tão esquecido até mesmo pela população juizforana.

    Espero os próximos!

    ResponderExcluir
  10. Ei, Gustavo,
    parabens pelo seu primeiro texto esportivo neste blog!
    Acho mto necessario escrever sobre times que normalmente nao sao considerados importantes, mas que precisam ser lembrados!

    Estarei acompanhando as publicações ;)

    Grande Beijo,
    Élen

    ResponderExcluir
  11. A arbitragem já está definida! Cléber Wellington Abade apita a decisão.

    ResponderExcluir
  12. Juizes de serie A apitam melhor na Serie D. Curioso ne ?

    ResponderExcluir