segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Futebol: Arrudaço

54.000 apaixonados! é assim que podemos definir um dos maiores públicos do futebol Brasileiro de 2011. Uma torcida inflamada, que joga junto. Ontem o estádio Arruda, na capital de Pernambuco, acolheu todos esses apaixonados pelo Santa Cruz na final da série D contra o Tupi. Assim como no Maracanã na final da copa de 1950, entre Brasil e Uruguai: Dezenas de milhares de apaixonados. Dezenas de milhares de expectativas! 90 minutos. Expectativas frustradas! Assim como no "maracanãço'', que viu em 1950 o Brasil perder para o Uruguai o seu primeiro título mundial, ontem: Santa Cruz 0 x 2 Tupi. Arrudaço!

A partida foi o ápice, o ultimo jogo da temporada. O Santa Cruz jogava com a força de sua torcida. O Tupi partiu de Juiz de Fora para brigar pelo seu primeiro título de nível nacional. Todo o jogo muito equilibrado, decisão mesmo nos mínimos detalhes.

O primeiro tempo foi de muito respeito entre as equipes. O Santa tentava sair mais para o jogo, boas chances, mas nenhum perigo relevante ao gol de Rodrigo. O Tupi via nos contra-ataques e jogadas pelas laterais - principalmente com Augusto e Michel, pela esquerda - suas principais chances. Primeiro tempo igual, em todos os sentidos: 0 a 0.

A segunda etapa começou com o Santa Cruz indo para cima, e o Tupi assumindo a postura defensiva de quem jogava pelo empate, normal!  Com o tempo correndo e sem objetividade, as bolas alçadas na área eram as chances do time da casa, bolas que procuravam o grandalhão Kiros ou as jogadas de Ludemar. O Tupi “enfeitava” muito no contra-ataque. As entradas de Vitinho e, principalmente, Henrique (o reserva de luxo Carijó) mudaram o jogo para o lado do time mineiro.

Com a zaga bem segura (Ladeira, Silvio e Adalberto) o Tupi teve três grandes chances de gol na metade final do segundo tempo. A primeira delas, linda jogada de Augusto aos 26 minutos. Uma canetinha no marcador e um chute forte: Excelente defesa de Tiago Cardozo. O Santa Cruz continuou com a sua bola alçada. Aos 35, Henrique em velocidade pela direita. Allan fechou o contra-ataque quase dentro da pequena área pela esquerda. Segunda chance de gol concluída: Tupi 1 a 0.

A torcida empurrou gritando: “Vamos virar santa!”. Sem chances: Henrique, o nome do jogo, dois minutos depois do primeiro gol. Jogada individual pela direita e chute por debaixo do goleiro. Terceira chance de gol Concluída: Tupi 2 a 0. No apito final de Cléber Wellington Abade: Tupi Campeão!

Mais de 54.000 apaixonados, e essa foi á história do Arrudaço.  Parabéns ao Santa Cruz por sua torcida, que deixou o estádio Arruda de cabeça erguida e aplaudindo o time que perdeu dentro de campo. E que também assistiu Ademílson, o capitão carijó, levantar a taça. Parabéns ao Tupi, campeão Brasileiro da série D, o maior dos menores de 2011.

Gustavo Fonseca

9 comentários:

  1. E o Arruda se calou, não é Gustavo?
    Parabéns pela matéria garoto. E parabéns para o Tupi, time o qual você mostrou ser torcedor e conhecedor da história.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Tupi surpresa ! Parabens pro Carijó ...

    ResponderExcluir
  3. O Galo conseguiu calar o Arruda! Foi jogão ... Galooo!

    ResponderExcluir
  4. arruudaaçooo hehe isso ai Gustavão muito bom...pra cima deles GAALLOO

    ResponderExcluir
  5. Estive no estádio no primeiro jogo contra o Santa Cruz e saí com a sensação de que, apesar do magro 1 x 0, o Tupi tinha condições de ganhar o campeonato. Esse era o meu coração de torcedor juizforano falando. Mas, na semana que antecedeu o jogo, mais precisamente até a manhã do domingo, dia do jogo, eu tinha comigo que o Galo tomaria uma goleada. Talvez movido pela ilusão de que 60.000 torcedores estariam presentes no Arruda e que impulsionariam o time do Santa Cruz - time que já esteve presente em campeonatos da divisão principal e talvez com melhor estrutura -contra o nosso destemido Galo Carijó. Talvez movido pela condição de torcedor sem muita fé, desses que não acreditam que o time local tem plenas ondições de almejar um lugar mais alto, enfim, eu queria ver o Tupi campeão mas me mantinha com os 2 pés atrás.
    Felizmente o fato de um estádio estar lotado não quer dizer muita coisa. Fora o empurrão da torcida, dentro do campo são 11 contra 11. O resto é talento e garra, não importa a ordem.
    E o resultado todos já sabem: GALO CAMPEÃO, levando Minas às primeiras páginas dos principais jornais em circulação.
    Felizmente, eu torcedor anônimo entre tantos, pude gritar muito após o segundo gol e perceber que, mais importante que o título conquistado, é preciso consciência e acreditar que, mesmo sem um apoio mais efetivo, o futebol de nossa cidade merece um melhor planejamento e um maior investimento.
    Que venha a série C. Que venha um Tupi mais forte ainda. Para que, este torcedor anônimo entre tantos, possa torcer de verdade e acerditar que temos um time de qualidade.
    Parabéns GALO CAMPEÃO!
    Parabéns, Gustavo, pelas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom o Texto!
    Agora é Rumo a Série B!!!

    Parabéns pelo Blog ^^

    facebook.com/diegoalexsander

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto Gustavo!o Arrudaço entrou pra história msm ^^ e parabéns pro Galo!

    ResponderExcluir
  8. um comentário de uma "noob" em relação a futebol falando sobre o que viu (então, deixando pra lá maiores detalhes sobre a habilidade dos times): bonito ver o Tupi enfrentando não só o time adversário, mas a torcida adversária, que lotou o estádio!
    o que começa agora, infelizmente, é a dinâmica do "desmantelamento" - a começar pelo técnico deixando o time.
    (e não é que eu tô bem informada?! viva a sala de espera do consultório médico!)
    mais um bom texto, Gustavo!

    ResponderExcluir
  9. Que bonito ver a torcida tão empolgada com a Série D. O Brasil precisa dessa retomada de amor à camisa e não ao dinheiro !

    ResponderExcluir