domingo, 23 de outubro de 2011

Bem Vindo de volta à Universidad

Início de aula. O corpo de professores era diferente, mas como todo bom mestre, faz a chamada logo no início da aula, quando percebe que o aluno é repetente. Para a apaixonada, mas nem tão presente torcida rubro-negra, era a chance de dar o troco no carrasco da Libertadores. Mas não foi isso que a 'Escolinha do Professor Wanderley' mostrou em campo.

Desde o início da partida o baile já estava desenhado. Mostrando o que não fazer para brigar pelo título do Brasileirão 2011, o Flamengo era apático e preguiçoso contra um adversário rápido, técnico e com muita disposição. Perdido ofensivamente e com uma defesa que lembrou à Welliton tempos não tão distantes, o Flamengo assistia seu adversário abrir o placar com Rojas, aproveitando rebote tocando no canto oposto de Felipe, que ainda tenta salvar. O gol não mexeu com o time de Wanderley. Aliás, mexeu um pouco com Airton, que como de costume, esqueceu seu futebol, preferindo dar entrada criminosa na canela de Gonzalez, e ir para o chuveiro mais cedo. Luxa ainda teve tempo de acompanhar, também apático, seu time levar o segundo, desta vez do carrasco da noite, Vargas, que ainda faria mais um, não antes que Lorenzetti, que também se destacou do lado chileno.

O Flamengo provou o que é ser um time inconstante. Hoje, para muitos flamenguistas, a Taça Sulamericana é torneio de time pequeno, ou entrada alternativa para a Libertadores. Outros, adotam a postura de que o foco é no Brasileiro, sendo até positiva a virtual eliminação. Mas o que todos sentem, quando encontram no fundo do apaixonado e rubro-negro coração, é uma pontada de aflição. Aflição por ter sido derrotado de maneira vergonhosa dentro de casa, abandonando o caminho mais curto para a sonhada Libertadores. Aflição por reencontrar o tenebroso time que ficou 10 rodadas sem vitória no Brasileiro. E ainda mais aflição por saber que as peças não são tão diferentes das que estavam em campo com a 'La U'. A pergunta que fica, é para o comandante Luxa: será que a manutenção de alguns jogadores, como Welliton e Renato Abreu, é realmente inteligente e necessária, professor? Que você e seus comandados tenham aprendido algo da matéria 'Como jogar futebol'.

Ricardo Fellet

12 comentários:

  1. Excelente post. Enquanto o Luca acreditar que o Welliton joga bola, vamos ter que rezar demais para entrar pra Libertadores pela 'porta da frente'.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro post inteligente que vejo. Sou flamenguista e me envergonho de ver gente falando que a Sul Americana nao vale nd. Se o Fla levasse, ia ser motivo de riso pra cima dos rivais. Vamos levantar a cabeça e trabalhar, pq esse time tá triste!

    ResponderExcluir
  3. Flamerdaaaa! Falou tudo Ricardo, o time é uma vergonha. Tomo baile em casa !

    ResponderExcluir
  4. po Fellet, Renato é importante no time. Quem entra no lugar dele ? Fico fera demais o post! De parabens ae ...

    ResponderExcluir
  5. Pra cima deles Mengão! Neymar hoje vai ser parado pelo nosso Welliton, se Deus quise

    ResponderExcluir
  6. Apatia induzida. Esse foi o retrato do Flamengo.
    Time que já entrou não querendo muito jogo, e quando foi submetido à uma pressão mais do que absurda da Universidad de Chile, acomodou. Olhou para o fraquíssimo público do Engenhão e também não viu motivação nem necessidade de reação.

    Vergonha. Fato. E o que mais me deixa chateado não é apenas a bordoada que levamos em casa, mas sim a postura de nosso comandante e de muitos flamenguistas. Sou um admirador do blog, Arthur, mas acho que a Sulamericana hoje não é valorizada muito por conta de o Flamengo não tê-la conquistado. Com certeza estaríamos contando-a como um titulo de relevancia internacional se a tivessemos conquistado, e nao deixaríamos de lado como voce colocou, como ”taça para os fracos”.

    Falta ao time um meio campo. Isso ficou claro. Falta cabeça ao Airton, humildade pro Willians entender que tem que ser o Willians desarmador e nao criador de jogadas, falta Jesus na vida do Renato Abreu, falta vergonha na cara do Thiago Neves que decide partidas incríveis e é apatico em outras na mesma proporção, falta talento ao nosso Botinelli que se recupera de lesão.

    Na minha opinião essa derrota veio mostrar qual o nível do Cmapeonato Brasileiro de 2011. Para muitos, o melhor do mundo. Para mim, jamais. De fato o mais disputado, com uma briga eletrizante até a ultima rodada em todas as partes da tabela, mas isso se deve ao fato de ser nivelado por baixo. O mesmo Flamengo que caiu de 4, é o que está a 3 pontos da liderança. O Vasco da Gama, que perdeu pro Aurora, de 3 x1, é o líder junto com o Corinthians, atual campeão da Copa do Brasil. O futebol brasileiro tem que parar de soberba. Já não é mais o melhor do mundo e nem sobra tanto assim na América do Sul. E é por isso, mesmo envergonhado, que acredito que o Fla chegue forte. Com a camisa, com a torcida e com peças que tem de brilhar para que o time não termine o ano com o ‘amargo’ gosto de apenas mais um carioca.

    ResponderExcluir
  7. enquanto o Renato jogar, acabou o Fla! Mas pior que ele só o Jael ... nunca foi jogador pro FlaMENGO. Dá vergonha ver esse time. Quem conhece e ama o clube deveria se sentir envergonhado !

    ResponderExcluir
  8. Flamengo não tem time para titulo!
    Thiago Neves levava o time, nem era o Gaucho.
    Mas sozinho nao tem condiçao. Time que joga sem ataque nao chega a lugar algum !

    ResponderExcluir
  9. FLA HEPTA 2011 !
    Mas infelizmente concordo ai contigo parcero, ta foda ... mas a camisa pesa MUITO !

    ResponderExcluir
  10. Fla vai virar ! 6 x 0 GOLS DE JAEL E ADRYAN

    ResponderExcluir
  11. Fato. Falou tudo ! Primeir oespaço não clubista que vejo ...

    ResponderExcluir
  12. Luxemburgo diz: "Perdemos a classificação em casa."
    Tá de sacanagem, isso até minha mãe fala! Falta mesmo é vergonha na cara!

    ResponderExcluir