segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Futebol: Nos passos do Imperador


Adriano Leite Ribeiro. 29 anos. Para muitos, apenas 'O Imperador'. O mais complicado e até mesmo doloroso, é explicar como um jogador, promissor desde as categorias de base do Flamengo, está hoje desacreditado pela maioria da imprensa e amantes do futebol. 

Desde menino, Adriano impressionava pelo vigor físico, e já com 18 anos foi promovido para o profissional do Flamengo e também convocado para a seleção brasileira. Cada vez mais entrosado, o garoto conquistava a exigente torcida do rubro-negro carioca. Ganhando cada dia mais destaque na mídia, o jogador atraía os olhos dos grandes clubes europeus e, em 2001, o Flamengo acabou negociando sua principal revelação com a Inter de Milão.

Talento e alegria: marcas do sucesso de Adriano na Itália.

Após adaptações no continente europeu, onde foi emprestado para a Fiorentina e Parma, Adriano finalmente se firmou entre os grandes a partir de 2004, onde voltou para o time milanês, fazendo história. Totalmente familiarizado com a equipe e seus companheiros, o brasileiro enchia os olhos de qualquer torcedor. Com uma média de gols impressionante, o jovem talento ganhava seu apelido que até hoje vigora: O Imperador. Colecionando títulos importantes, parecia que ali estava sendo desenhada a história de glórias de um dos maiores talentos do momento.

Infelizmente, obstáculos estavam pelo caminho. E nem mesmo 'O Imperador' estava emocionalmente preparado para superá-los. Em 2006, com a morte de seu pai, a carreira de Adriano entrou em franco declínio. Visivelmente abalado, o jogador não mais rendia pelo seu clube e frustara a apaixonada nação brasileira na Copa do Mundo de 2006, onde pouco produziu. Desestabilizado, conseguiu convencer os italianos à liberar seu retorno ao Brasil. O jogador começou sua recuperação no São Paulo, onde jogou seis meses, voltando a dar indícios de que ainda podia ser 'O Imperador'. Contudo, na volta à Europa, Adriano novamente entrava em polêmica, quando simplesmente abandonou os treinamentos da Inter de Milão para retornar ao Brasil.

Linha do tempo de Adriano: de promissor à desacreditado.

Após ter declarado a vontade de encerrar sua carreira, conseguiu a rescisão amigável com o clube italiano. Mas, em menos de um mês, Adriano fechava contrato com o Flamengo, onde foi acolhido pela torcida e ajudou a equipe a conquista o título do Brasileirão de 2009, terminando como artilheiro da competição, novamente conseguindo a convocação para a seleção brasileira. O jogador dizia estar novamente feliz, mas as polêmicas jamais acabaram. Em 2010, Adriano ganhava a capa dos jornais dia após dia, com envolvimento em festas na favela e até mesmo briga com sua até então noiva, Joana Machado. Após fotos divulgadas portando arma de fogo, o jogador não mais cabia nos planos do Flamengo, mas seu empresário confirmava sua volta à Europa, dessa vez para o Roma. 

Nada fez. Inoperante e totalmente desacreditado, Adriano não conseguia reencontrar seu futebol e era motivo de piada no velho continente. Assim, em 2011, o jogador já mostrava a vontade de retornar ao Brasil. Como o Flamengo, clube para o qual Adriano dava preferência, não apostou no jogador, o Corinthians fechou com o atleta, em mais uma estratégia de marketing. 

Ontem, dia 21 de novembro de 2011, Adriano fez seu primeiro gol com a camisa do Timão. Se não foi importante desde o início, podemos dizer que foi crucial na reta final, mesmo claramente fora de forma. No fim da temporada, mais um título importante pode cair no colo do Imperador, mostrando que o mesmo tem estrela. O que realmente estamos nos perguntando é: algum dia Adriano vai voltar a ser 'O Imperador'? Sinceramente, mesmo torcendo pela sua recuperação, acho difícil. Mas, quem foi rei, nunca perde a majestade. Adriano mostra que tem estrela e se quiser provar aos críticos que ainda pode ser útil, ele tem tudo para conseguir.

Igor Rodrigues


19 comentários:

  1. Eu não acho que Adriano volte a ser quem um dia foi. Sinceramente, acho que ele não vai fazer nada no Corinthians, tomara que ele me surpreenda.
    O grande problema é a cabeça do torcedor, que faz alvoroço com um gol de Adriano, achando e acreditando que este veio para resolver! Acho que as coisas devem acontecer com seu tempo, Adriano tem muito o que mostrar, para um dia voltar a ter o Status que um dia teve. Ainda é muito cedo para conclusões, por hora digo que Adriano é sinônimo de problema.

    ResponderExcluir
  2. Excelente o texto, parabéns. Eu que sou vascaíno doente tenho que tirar o chapéu para o sortudo ou iluminado Imperador.

    ResponderExcluir
  3. Como é triste ver o Adriano assim ... lenda !

    ResponderExcluir
  4. Luiz Gustavo Freire Junior21 de novembro de 2011 às 18:09

    Mt bom a redação e mostra a história de um importante ícone no futebol brasileiro na atualidade... Parabens!

    ResponderExcluir
  5. Linda matéria.
    Impressionante saber de td a história do Adriano assim. Dificil demais ele voltar, Igor Rodrigues, mas acho que tem potencial, se estiver 80 %.

    ResponderExcluir
  6. É impossível não tecer elogios e "tirar o chapéu" pro Imperador. Difícil imaginar um atleta desse quilate que não tenha passado por algum desequilíbrio em sua carreira - qual de nós, simples mortais, conseguiu andar numa linha reta por todo o tempo? É uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso. Entre idas e vindas, entre deslizes e glórias, o que foi construído é o que ficou para milhares de torcedores. A imagem fala mais alto.Concordo que aquele futebol envolvente, de arrancadas explosivas, de finalizações certeiras, de pura força, este talvez já não possa mais ter o mesmo brilho. O próprio tempo se encarregou de tirar-lhe a força. Mas, ao olhar para o cara, após o jogo de ontem, no momento exato da comemoração de um gol que pode ser o de um título antecipado, ali enxerguei o poder da superação e da vontade de se reerguer, da coragem de dar a volta por cima, de não se dar por vencido - virtudes estas atribuídas aos guerreiros e nobres dos tempos de outrora.
    Sim, o Imperador voltou!
    Parabéns Igor, pela sensibilidade num tema tão melindroso para comentários. Sucesso prá vc.

    ResponderExcluir
  7. Adriano é inegavelemnte um cara de estrela. E poucos no mundo tem o faro de gol que ele tem, mostrou isso ontem diante do Atlético. Mas ainda visivelmente fora de forma, não me faz acreditar que possa voltar a ser o imperador da inter. E se o Corinthians for campeão(rezo pelo contrário) que os torcedores saibam valorizar quem realmente deu o sangue e o suor pelo time o campeonato inteiro e não um jogador que até agora não brilhou como se esperava. Esse gol não me ilude.
    Parabéns pelo belo texto Igor!

    ResponderExcluir
  8. Adriano ainda pode dar alegrais e não digo só pelo gol de ontem. Quando nos deparamos com um momento de tanta carência no ataque da seleção brasileira, jogadores até então desacreditados passam a ter novo fogo, nova força para vencer. Potencial é inegavel realmente Igor.

    Belo texto que traz à tona a vida de um ícone ! Estrela ele tem, e brilha muito no Corinthians HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, saudade do Imperador dos velhos tempos

    ResponderExcluir
  10. Que fantástico é recordar os bons tempos do Imperador! Eu quero muito acreditar que ele vai voltar, mas assim como você disse Igor, é complicado ele voltar àquela fase. E novamente concordando ... não podemos descartá-lo. Nunca!

    Excelente matéria.

    ResponderExcluir
  11. Acho que infelizmente perdemos o Imperador.
    Ontem mostrou todo o talento que tem, mesmo fora de forma. Mas lembrem-se: a cabeça continua a mesma!

    ResponderExcluir
  12. Acho que infelizmente perdemos o Imperador.
    Ontem mostrou todo o talento que tem, mesmo fora de forma. Mas lembrem-se: a cabeça continua a mesma!

    ResponderExcluir
  13. Narração perfeita sobre a carreira desse craque, mas infelizmente sem cabeça, sem estrutura!

    ResponderExcluir
  14. Adriano só perde para o Damião !
    Quero saber 1 atacante que está melhor do que ele, em qualquer forma. Ele é sinistro !!!

    ResponderExcluir
  15. Realmente o Adriano perdeu o chão com o falecimento de seu pai. Mas impressionante como não deram suporte para um cara como ele. Acho que pode ter faltado um pouco de sensibilidade da Inter de Milão de colocar um profissional para acompanhá-lo!
    Ainda acredito nele, no futebol dele. Nunca em uma recuperação, nem que volte a jogar 100 % do que já jogou. Mas ele tem muito potencial, e mesmo não sendo aquele Imperador, provou em 2009, no Flamengo, que faz a diferença!

    Matéria muito bem escrita. Grande tema Igor Rodrigues!

    ResponderExcluir
  16. Adriano = problema!
    Ele e Jobson jamais serão uteis para o futebol. Problema emocional é pior que qualquer lesão!

    ResponderExcluir
  17. Que matéria bonita! Bom recordar como ele já nos deu alegria.
    Como flamenguista falocom tristeza da queda deste ídolo!
    Mas quem sabe o futuro, não é mesmo? Torço por sua recuperação, onde é que esteja jogando ...

    Parabéns bela belíssima matéria.

    ResponderExcluir