terça-feira, 29 de novembro de 2011

Futebol: Clássico dos Milhões


Domingo. 4 de Dezembro de 2011. Dia para entrar na história do futebol brasileiro. Na última rodada do Brasileirão 2011, teremos um dos clássicos de maior rivalidade do futebol brasileiro decidindo o destino final das duas equipes na competição. Flamengo e Vasco duelam no Engenhão, com três objetivos em jogo: libertadores, título e por último, mas não menos importante, estragar os planos do maior rival.

São pretensões diferentes. Apesar de ambos estarem bem colocados na tabela, o momento das equipes é bem adverso. O Vasco, do "mito" Dedé, faz uma temporada praticamente irretocável, selando a paz com a torcida. Campeão da Copa do Brasil e semifinalista da Sul-americana, o Machão da Gama chega para o clássico ainda sonhando com título. Para isso, terá de deixar o fantasma das últimas decisões contra o rubro-negro de lado e ainda secar o Corinthians, que também tem um clássico importante, contra o Palmeiras. 

O sentimento não pode parar: torcida promete lotar o Engenhão.

Já o Flamengo vive uma fase turbulenta, muito por conta da irregular temporada da equipe. Com contratações de peso e Luxemburgo como comandante, parecia ser um ano de alegrias para o torcedor. Mas Ronaldinho Gaúcho e companhia decepcionaram nos momentos mais importantes. Após a conquista do carioca, invicto, o time alternou bons e maus momentos, chegando para o clássico sem chances de título, mas muito vivo na luta pela Libertadores, que serve de consolo para os rubro-negros cariocas. Dependendo só de si, o Flamengo precisa apenas de um empate contra o rival para garantir a classificação para a competição continental.

A maior do mundo quer mostrar que ainda faz a diferença.

Deixando os anseios finais de lado, o que causa mais expectativa para o confronto é a provocação dos dois lados. Os flamenguistas não cansam de ironizar os rivais pelas últimas conquistas contra os mesmos. Que vascaíno não está cansado de ouvir a expressão "meu eterno vice" vindo de um rubro-negro? Vencer o clássico é proporcionar para o rival ainda mais um vice campeonato. Por outro lado, os vascaínos não se cansam de exaltar a atual temporada, aproveitando para zombar os flamenguistas, que chegam sem chances de conquista no Brasileiro, eliminação na Copa da Brasil e Sul-americana, podendo tirar do clube da Gávea o sonho de figurar entre os classificados para a Libertadores da América.

O verdadeiro resultado saberemos após a rodada de domingo. Mas num clássico dessa proporção e no momento em que acontece, aquele velho clichê se encaixa muito bem: Quem ri por último, ri melhor. Nesse caso, muito melhor!

Igor Rodrigues

15 comentários:

  1. Vice a gnt nunca foi! Só esse bando de mulambo que acha isso...
    Se eles soubessem um pouco de historia, iam saber que o Fla tem mais vices que o Vasco HEHEHEH


    Fera a materia! Vai dar Vascao porra

    ResponderExcluir
  2. Excelente que vai ser.
    Acho que esse jogo só não barra o que vai acontecer lá em MG, com o Cruzeiro x Galo.

    ResponderExcluir
  3. UH PULA AÊ, DEXA O CALDERÃO FERVEEE

    ResponderExcluir
  4. O Vasco sempre será meu vice.
    Dessa vez vai ser 2 x 0 Mengão, e o Corinthians vai ganhar com gol do Imperador ainda, tudo em casa!
    Fera demais o texto, a situação dos times é essa mesmo Igor. Pena pro bacalhau que na hora de decidir, eles tremem quando olham pra vermelha e preta do maior do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Como esse clássico vai mexer com todo mundo mesmo! Nao perco por nadaa.

    ResponderExcluir
  6. Quando o Vasco vencer do Flamengo em decisao, o Corinthians será campeao da libertadores! Ou seja, NUNCA! HAHAHAHAHHAHAHAHAHSUAHSUA

    ResponderExcluir
  7. Acho que vai ser um jogao.
    Ta exatamente como voce disse, Igor. Vasco leva vantagem, mas o flamengo é time tinhoso em decisao, ainda mais contra os rivais.
    Tem tudo que um espetaculo precisa.
    Muito bom !

    ResponderExcluir
  8. A torcida do Flamengo é diferente.
    Fale quem quiser falar. Acho que decisao e classico iguala tudo, nao tem favorito mesmo.
    Torço demais para que o Vasco não vença o campeonato, independente do resultado do jogo. Mas que seria bom eles ganharem e continuarem vice, isso seria!

    ResponderExcluir
  9. Vai ser um bom jogo, acho que o Flamengo vai jogar pra empatar, tentando segurar resultado que o garante na libertadores e tira o Vasco do título. Já o Vasco vai pra cima o que pode ser arriscado, porque corre o risco de um contra ataque rapido do Fla.
    Enfim, espero que dê Vasco pra que o meu domingo seja feliz, já que ganhar do Corinthians é tarefa do Palmeiras e será realizado com sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Pela primeira vez a CBF acertou em algo. Colocar os classiocs na ultima rodada foi fantastico para o campeonato em si.
    A emoçao que tivemos e ainda teremos nas rodadas finais, sao muito maiores que os comentarios de entrega do ano passado!

    Que realmente vença o melhor.

    ResponderExcluir
  11. Alguéééém lembra do Cocada?
    Muitos nem eram nascido, mas foi ultimo protagonista de uma vitoria do vasco em cima do Flamengo em finais, isso ocorreu em 89. Pra quem tá falando que essa historia de vice é coisa de Flamenguista. Eu tenho 19 anos e nunca vi o vasco ganhar do meu time em finais.
    Fera o blog
    Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Não vou comentar sobre quem é vice ou não, prefiro destacar a excelente matéria e dizer que o velho cliche vai valer inclusive nos clássicos paulista, mineiro,paranaense e gaucho.
    A CBF é uma máfia, mas gostaria de parabenizar até então essa ideia dos clássicos na última rodada. Realmente excelente, emocionante, indescritível.
    O sentimento do vencedor dessas partidas será indescritível, vai entrar pra história.

    ResponderExcluir
  13. Excelente a matéria que nos mostra como Vasco x Flamengo já passa de um jogo, é muito mais que isso. Como disse o Arthur em seu comentario, não tem como explicar a emoção de quem se sagrar vencedor dos clássicos.

    ResponderExcluir
  14. Bem , deixei para postar apenas depois do jogo do Vasco x Universidade do Chile, pois eu ainda alimentava esperança de classificação. Isso mesmo, porque eu torço apenas prá 2 times nesse mundo : para o Machão da Gama e contra o Urubu Desengonçado (até em corrida de lesmas).
    Achei muito boa a estratégia do Vasco de não querer se desgastar mais e poupar para o jogo de domingo. Prá que ficar gastando o estoque de gols se podemos usá-lo contra o rival?
    Urubus de plantão, tremei! Domingo o Vasco vai passar em cima tal qual um rolo compressor. E com o Verdão fazendo a parte dele em SP, a colina de São Janu vai ser pequena prá tanta comemoração. Na semana que vem estaremos aqui novamente...com um maço de velas pro defunto rubro negro...
    É só aguardar...
    Ótima matéria, Igor...
    O blog tá muuuutio bom.

    ResponderExcluir
  15. Realmente esse clássico promete no domingo, o Vasco tem a chance de mandar por água abaixo a fama de vice do flamengo, conquistando o título em cima do rival. Mas vejo mais tensão no clássico mineiro, esse tem tudo pra ficar na história do futebol brasileiro, mesmo com o futebol de baixa qualidade, os dois mineiros vão entrar em campo carregando o peso da história e rivalidade dos clubes, vai ser um domingo de sol pros amantes do futebol

    ResponderExcluir